Grupo de Estudos em Matemática Aplicada

Grupo de Estudos em Matemática Aplicada- GEMAp

Ensino, Pesquisa 24 de agosto de 2020. Visualizações: 798. Última modificação: 25/08/2020 10:02:00

O GEMAp (Grupo de Estudos em Matemática Aplicada) foi criado no ano de 2019 com o intuito de fazer estudos e pesquisas na área da matemática aplicada e afins. A iniciativa da criação deste grupo partiu dos seus atuais coordenadores, professor Paulo César Linhares da Silva e da professora Maria Joseane Felipe Guedes. A maioria dos professores que compõe o GEMAp  faz parte do grupo da matemática do DCEM (Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística). O GEMAP conta com parceria de alguns professores do departamento de engenharia – DE e do departamento de computação – DC da UFERSA e de professores de física e matemática do IFCE (Campus Maracanaú e Campus Morada Nova). O grupo também conta com a participação de alunos do curso de CET (Ciência e Tecnologia) da UFERSA e dos alunos das instituições externas envolvidas. Os estudos e pesquisas desenvolvidas pelo grupo dependem basicamente da área de formação de cada professor participante e das parcerias feitas entre os membros do grupo. Desde sua criação no ano de 2019, conseguimos obter a publicação de artigos científicos, orientação de alunos em nível de graduação e pós-graduação e apresentação de trabalho em congressos. Atualmente o GEMAp encontra-se em funcionamento com suas pesquisas e estudos nas áreas de otimização, lógica fuzzy, simulação computacional aplicada à engenharia, simulação numérica, wavelets, geometria da informação, álgebra, geometria diferencial e educação matemática. Com este grupo, pretende-se também fazer uma interdisciplinaridade com tópicos de pesquisa em matemática, computação, engenharia e afins da UFERSA e de outras instituições do Brasil, trazendo assim mais desenvolvimento científico para nossa universidade e para a sociedade.  Para maiores informações entar em contato no endereço gemap@ufersa.edu.br.